segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Todos devemos estar "Atentos e Fortes", incentiva Cel Borowski

Cel Piraju Borowski Mendes


Leia abaixo alguns trechos do discurso proferido pelo Cel Piraju Borowski Mendes, Chefe do Estado-Maior da 5.ª Brigada de Cavalaria Blindada, durante formatura que deu início ao Encontro Correia Lima no último domingo, no 13 BIB:

"Não fazemos nada de mais em apoiar e estimular a 'Reserva Atenta e Forte' (...) Nossa Reserva (...) assim como nossa Ativa (...) assim como qualquer cidadão que tenha passado ou não pelos quartéis têm que estar atentos e fortes para que tenhamos um país forte. Num momento em que falta tanto de brasilidade, de civismo, de valores morais, em que o respeito à família, ao professor e às instituições estão tão em desuso, nós precisamos sim estar atentos e fortes".


"Um encontro como o Correia Lima não é para matar a saudade dos tempos dos quartéis, isso a gente mata em qualquer ocasião. Mas é para registrar que aqui, hoje, no dia 20 de novembro, pessoas que passaram pelos bancos escolares da nossa caserna, tendo servido ou não o EC, estão dispostos a, reunidos, dar um novo rumo à nossa pátria, colocá-la no eixo, colocá-la num destino atento e forte".

"Vocês, ainda jovens alunos, terão sua profissão (...) que também é uma maneira de servir à Pátria. Qualquer que seja a sua profissão (...) você pode e deve ser uma pessoa honrada, honesta, que produza para o nosso país, que torne o nosso país cada vez mais forte (...) E dediquem um dia do ano, quando a associação convocar, (...) a comparecem aqui, a voltar às origens, e prestar o seu testemunho a uma outra turma que estará aqui à frente, ao lado de vocês, usando a farda, ainda sem entender direito o sentido disso tudo. Vocês têm uma vaga ideia, mas quando vocês tiverem a idade do Cap. Iank, vocês vão entender muito do que está acontecendo aqui hoje".

"Muito obrigado a cada um dos senhores que está aqui presente. Muito obrigado por tudo o que têm feito não só pela Associação [AORPG], mas pelo nosso país. Tenhamos uma boa jornada".

"E, nossos alunos, procurem conversar com esses homens que aí estão e vão ter uma ideia do seu futuro. Muito obrigado a todos. Tenham uma boa jornada. AÇO!"

13 BIB recebe Oficiais da Reserva

Ten Cel Eickhoff posando com diretoria da AORPG


Mais de 50 Oficiais da Reserva foram recebidos, ontem (20/11), no 13 BIB pelo Cel Piraju Borowski Mendes, Chefe do Estado-Maior da 5.ª Brigada de Infantaria Blindada, pelo Comandante do 13 BIB, Ten Cel Roberth Alexandre Eickhoff, pelo Instrutor-Chefe do NPOR, Maj Hilgenberg, durante o Encontro Correia Lima.

O encontro iniciou com uma formatura, na qual o Presidente da AORPG (Associação dos Oficiais da Reserva de Ponta Grossa), Ten R/2 Orlando Frizanco, agradeceu o apoio que a Brigada e o Batalhão sempre deram à Associação. Frizanco destacou, ainda, a participação dos Oficiais R/2 durante a Segunda Guerra Mundial. Segundo o Presidente, dos 800 oficiais (tenentes e capitães) enviados à Itália, metade era R/2. "Segundo o comandante das tropas brasileiras no Teatro de Operações da Itália, não se percebeu diferença entre a atuação dos Oficiais R/2 e dos Oficiais da Ativa. Ambos cumpriram sua missão com galhardia e grande empenho e patriotismo. Dos 12 oficiais que morreram em combate, exatamente 6 eram da reserva. Isso monstra, até nos momentos difíceis, essa paridade que há entre o oficial da reserva e o oficial da ativa", destacou Frizanco.

Em seguinda, o Cel Borowski discursou exaltando a importância dos Oficiais da Reserva para resgatar valores morais cada vez mais em desuso pela sociedade. "Não fazemos nada de mais em apoiar e estimular a 'Reserva Atenta e Forte' (...) Nossa Reserva (...) assim como nossa Ativa (...) assim como qualquer cidadão que tenha passado ou não pelos quartéis têm que estar atentos e fortes para que tenhamos um país forte. Num momento em que falta tanto de brasilidade, de civismo, de valores morais, em que o respeito à família, ao professor e às instituições estão tão em desuso, nós precisamos sim estar atentos e fortes".

Dirigindo-se aos Alunos da turma de 2011 do NPOR, Borowski exortou: "Vocês, ainda jovens alunos, terão sua profissão (...) que também é uma maneira de servir à Pátria. Qualquer que seja a sua profissão (...) você pode e deve ser uma pessoa honrada, honesta, que produza para o nosso país, que torne o nosso país cada vez mais forte".

Após a formatura, os oficiais prestigiaram as exposições de viaturas, equipamentos e materiais e participaram das competições de tiro, futebol e truco, além de degustarem um delicioso almoço.

Veja outras fotos do encontro clicando aqui.

sábado, 19 de novembro de 2011

13 BIB espera Oficiais da Reserva para almoço e outras atividades

Melhores equipes receberão premiação


O comando do 13 BIB e do NPOR aguarda os seus Oficiais da Reserva para o Encontro Correia Lima que acontecerá amanhã.

O encontro iniciará com a formatura às 08h45 deste domingo. Em seguida, serão apresentadas exposições de equipamentos e armamento.

Durante toda a manhã serão realizados torneios de futebol (livre e acima de 35 anos), truco e tiro. Haverá troféu e medalhas para as equipes melhores colocadas, além de medalhas para o melhor goleiro e para o artilheiro das modalidades de futebol. Os prêmios serão oferecidos pelo 2.º Ten R/2 Júlio Augusto Petry da Silva, 2.º Tesoureiro da AORPG.

Após as atividades esportivas, será oferecido o tradicional almoço. Os interessados podem adquirir o seu ingresso ao preço de R$ 10,00 no local do evento.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O Treze, de Uvaranas para as batalhas históricas

Por Reinaldo Mayer

O nosso Treze, com os filhos dos Campos Gerais em seu efetivo, a todo ano, está, diariamente, em seu pátio histórico, com o comandante, oficiais e praças que chegam e dão tudo de si, em suas funções e atribuições. São os mesmos, que depois partem, resignados, nas movimentações periódicas rotineiras, com a firme intenção de um dia voltar. Muitos aqui já estão, fincaram suas raízes em Ponta Grossa e sempre voltam ao Treze. Todos incorporam o espírito da Unidade, o gosto pela cidade, com ações que não se definem apenas nos desembarques dos blindados, nas canções que falam de guerra e de paz ou no significado da palavra “aço” que tão bem representa a alma de cada militar, ali engajado. Estão prontos, para representar a história da Unidade, na linha do tempo, nas batalhas, com superação pessoal nas missões corporativas. Que serão registradas em boletins internos, depois incorporadas ao acervo incomparável, na seção de documentação, em seu pavilhão central de comando.
Eu e Frizanco servimos no Treze nos anos setenta. Hoje somos professores, mas participamos de uma Associação de Oficiais R/2, uma das dezoito existentes no Brasil. Ela tem o seu berço no Pavilhão da Companhia de Comando, onde a cada ano, o NPOR de Ponta Grossa forma oficiais, para o chamado Quadro Complementar. Que, como nós, voltam no ano seguinte ao da formatura, para o Exército, como oficiais, para sete anos de trabalho. E posso dizer, são excepcionalmente recebidos pelos Comandantes, não só em Ponta Grossa, mas em todo o Brasil. E afirmo, com muita propriedade, que desempenham suas funções com responsabilidade.
Muitos, hoje, como nós da AORPG, fazem, do Treze, um ponto de referência na cidade. Porque a Unidade congrega e integra reservistas de toda natureza. Aqueles que se aposentaram em suas fileiras, outros que foram temporários e hoje ainda guardam suas boinas pretas com carinho, em cargos e funções na sociedade ponta-grossense. O que nos leva à pesquisa e produção da obra, como forma de agradecimento.
Na “História do 13º RI na revolução de 30”, fizemos uma feliz introdução, destacando diversos momentos importantes do Treze, desde o ano de 1923, data de sua fundação. Que são representados por poucas linhas, na maioria das vezes, em seus boletins de outrora, ou “livros de combate”, nas situações mais extremas. Encontramos, também, fruto do zelo de pessoas anônimas, relatórios detalhados de 1930, que deixam transparecer esforço e sacrifício em todas as frentes que a Unidade, na época, assumiu.
Tentamos, na obra, ligar a participação histórica do Treze com diversos fatos da época, que estão fragmentados, em textos ou fotos, escritos ou na Internet. Com a iniciativa, aprovada pelo Comandante do 13º BIB, hoje temos a oportunidade de conviver, a cada conversa sobre o assunto, com amigos que revisitam a obra, com outros fatos igualmente importantes. Eles revelam mais detalhes, mostram medalhas de parentes que tiveram participação em batalhas, outros que embarcaram com o Treze para a FEB na Itália, ou que atenderam incêndios e enchentes, no Paraná ou em Santa Catarina, ou, mais recentemente, foram para o Haiti, construir mais uma etapa, nesta marcha do Treze, de Uvaranas, para inúmeras batalhas históricas.
Podemos concluir, com a obra, que outros, militares ou civis, como nós, podem perfeitamente, de posse de uma caneta ou de um computador, trazer mais luz para os relatos que citamos, ou ainda construir outros, com a firme intenção de solidificar a importância que o TREZE representa para a cidade e para cada um de nós. Quem, por algum motivo, já subiu a rampa que dá acesso ao Corpo da Guarda da Unidade, com certeza, percebeu a visão de integração ímpar da Unidade, com seus componentes, de hoje ou de outrora, que está estampada em uma placa significativa: "Sinta-se bem, você está no 13º BIB”. A Unidade, participativa e responsável, continuamente estende “o braço forte e mão amiga” do Exército Brasileiro, para todos. O verde-oliva, das motivações perenes e dos fatos históricos, está presente em seus pavilhões e nas mentes daqueles que o respeitam, sempre honrando o seu nome, dizendo: Treze, Brasil!

Publicado em 05 de novembro de 2011 no JMNEWS