Histórico

A AORPG - ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA (R/2) DE PONTA GROSSA foi criada em 8 de outubro de 2006 e é filiada ao CNOR - CONSELHO NACIONAL DOS OFICIAS DA RESERVA. Participam da AORPG os Oficiais da Reserva, que serviram ou não na ativa do Exército Brasileiro, depois de sua formação no NPOR - NÚCLEO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA, EM PONTA GROSSA. Seu atual presidente é o 1º Ten ORLANDO FRIZANCO, da turma de 1972.

A AORPG participa, com seus diretores e associados, de todos os eventos militares, sociais e culturais que aproximam seus componentes da divulgação e representação do Exército Brasileiro e seus ideais de formação. Seus diretores já foram autores ou co-autores de obras que retratam a história do 13º BIB e a sua importância na formação dos oficiais da Reserva para o Exército brasileiro.

Os integrantes da AORPG têm um grande encontro anual local, O ENCONTRO CORREIA LIMA, realizado no 13º BATALHÃO DE INFANTARIA BLINDADO, no mês de no novembro. Participam também do ENCONTRO NACIONAL DE OFICIAIS DA RESERVA - ENOREX, que ocorre sempre em uma das capitais do BRASIL. São ocasiões especiais de congraçamento e reunião de velhos companheiros.

A AORPG simboliza a participação da reserva atenta e forte do EXÉRCITO BRASILEIRO, possui fortes laços com a cidade de Ponta Grossa, ao destacar, em seu escudo, a taça de Vila-Velha, símbolo municipal amplamente reconhecido em todo o Brasil.