segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Delegação da AORPG participa do XII ENOREX


Na semana de 19 a 26 de setembro, integrantes da AORPG participaram o ENCONTRO NACIONAL DE OFICIAIS DA RESERVA de 2010, o XII ENOREX. Desta vez, o encontro foi promovido pela Associação dos Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro de Belo Horizonte, em MINAS GERAIS, (AOR-EB) com o apoio do Conselho Nacional de Oficiais da Reserva (CNOR) e com atividades que envolveram o apoio do Exército, Marinha e Aeronáutica. A AORPG e outras associações foram muito bem recebidas no quartel histórico do 12º BI, o histórico “Batalhão Lomas Valentinas”, em Belo Horizonte. Os Encontristas que estiveram alojados no 12º BI receberam, em todos os momentos, tratamento diferenciado dos oficiais e praças daquela Unidade, especialmente do seu comandante, Ten Cel Alcio Alves Almeida e Costa e seus oficiais do Estado-Maior, que mostraram camaradagem e apoio ao evento.

A solenidade militar de abertura aconteceu no dia 20 de setembro nas dependências do CPOR e Colégio Militar/BH e foi presidida pelo General-de-Divisão Marco Aurélio Costa Vieira, Diretor de Formação e Aperfeiçoamento do Exército. Estiveram presentes, ainda, Márcio Araújo de Lacerda, Prefeito de Belo Horizonte; o General-de-Exército R1 Licínio Nunes de Miranda Filho; o General-de-Exército R1 Renato César Tibau da Costa; o General-de-Divisão Ilídio Gaspar Filho, Comandante da 4ª Região Militar; o Coronel Ricardo Souza Netto, Comandante do Centro Preparação de Oficiais da Reserva e Colégio Militar de Belo Horizonte; houve desfile das Associações de todo o País, comandadas pelo 2o TEN R/2 Art SÉRGIO PINTO MONTEIRO, presidente do CNOR. Também desfilou a tropa formada pelos grupamentos representativos dos CPOR de todo o Brasil, que participavam da competição desportiva entre os Centros de Preparação de Oficiais da Reserva - CPOR - do Exército Brasileiro, naquela mesma semana. Foi uma oportunidade de velhos e novos valores dos NPOR de todo o Brasil se fazerem presente, lado a lado, numa cerimônia ímpar.

Uma extensa em bem organizada programação, que intercalou momentos de atenção e participação, iniciou no CPOR de Belo Horizonte, com palestras realmente cativantes sobre as Forças Armadas, seu atual e programado estado tecnológico e de instrução, mostrando modificações estruturais e de materiais, previstas para a próxima década. Participaram do evento os palestrantes especiais: General de divisão José Mário Facioli, da Divisão de Ciência e Tecnologia do Exército; General de Brigada Marco Aurélio Costa Vieira, diretor de Formação e Aperfeiçoamento(DFA); General de Brigada Waldemar Cristino Rômulo, comandante da Divisão de Blindados sobre Rodas e gerente do projeto Viatura Blindada Transporte de Pessoal Média de Rodas (VBTP-MR); Contra-almirante Nilo Gonçalves de Souza, chefe do Estado-Maior da Armada; e o General Ilídio Gaspar Filho, Comandante da 4ª Região Militar. Como complemento, para os aproximadamente 200 participantes, foi realizada a visita técnica às instalações do Parque Aeronáutico de Lagoa Santa, com especial recepção do Comandante do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa –PAMA/LS, instituição do Comando da Aeronáutica, Cel Aviador Mário Augusto de Araújo Luzzi Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário