domingo, 12 de setembro de 2010

CIGS forma primeiras mulheres "guerreiras de selva"

Sgt Xavier e Sgt Lidiana, as primeiras "guerreiras de selva" do CIGS


O curso de Guerra na Selva, ministrado pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), é um dos mais rigorosos do Exército Brasileiro. A sua missão é "especializar militares para o combate na selva, realizando pesquisas e experimentações doutrinárias para defesa e proteção da Amazônia".

Para conquistar o brevê da cara da onça, símbolo que identifica o Guerreiro de Selva, os "guerras", como são chamados os alunos do curso, precisam passar por seis semanas de muita ralação, dormindo somente três horas por dia e carregando 30 Kg nas costas em plena Floresta Amazônica.

Dos 70 alunos que iniciaram o curso, apenas 47 resistiram. Entre os alunos estão duas mulheres: as sargentos Xavier e Lidiana. Esta foi a primeira vez que o Exército permitiu a participação de mulheres no curso.

Segundo o Ten Cel  Montenegro, chefe da Divisão de Ensino  do CIGS, o Curso de Guerra na Selva, "não é um curso para mulheres, é um curso em que as mulheres ganharam o direito de participar também". O coordenador do curso, Maj Carlos César Brasil, diz que todos são tratados com igualdade. "Não existe diferença. Guerra na Selva é um só. Se ela quer ter o brevê da cara da onça, vai ter que fazer tudo que o segmento masculino faz", afirma o major.

Clique aqui para assistir a reportagem completa, exibida no Esporte Espetacular deste domingo.

3 comentários:

  1. eu quero fazer o curso mais acho quase impossivel pra mim por conta de alergias e da minha puca idade quem sabe daqui pros 18 aninhos descida fazer ainda faltam 4 anos e muito chão pela frente!

    ResponderExcluir
  2. Elas são um grande exemplo de superação: Elas conseguiram e vc não conseguir porquer?

    ResponderExcluir
  3. MEU SONHO E ENTRAR PARA OS SIGS,TENHO CERTEZA QUE VOU CONSEGUIR

    ResponderExcluir