segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Livro sobre 3.º RCC é lançado no Centro de Eventos


No dia 18 de setembro, a partir das 15 horas, o Comandante do 3° RCC, Ten Cel Piraju BOROWSKI Mendes, fez o lançamento oficial do livro de sua autoria, “NOSSO REGIMENTO – História do 3º Regimento de Carros de Combate”. O evento ocorreu nas dependências do Centro de Eventos Cidade de Ponta Grossa, durante as atividades da 33ª EFAPI – Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Ponta Grossa. A feira teve a participação ativa das Unidades do Exército sediadas em Ponta Grossa, que fizeram excelente exposição de viaturas, uniformes, além de uma mostra de fotos e vídeos sobre atividades do dia-a-dia da tropa em exercícios de campanha. A AORPG se fez presente no lançamento do livro e seus integrantes, FRIZANCO e MAYER, fizeram a aquisição de um exemplar, tendo sido uns dos primeiros a ter a obra autografada pelo Comandante Borowski. O livro recupera a história do Regimento a partir de 23 de setembro de 1944, mas explora com felicidade a instalação no “FORTE SANTANA”, em Ponta Grossa. As origens de seu nome, a antiga GRANJA SANTANA, sua utilização em eventos, a cessão temporária da região para o município, a integração dos prefeitos com o Exército para a realização de Feiras Locais e demonstrações militares.




Por último, os estudos preliminares para que naquela região se instalasse um aquartelamento e o início das construções, a partir do ano de 2005, com a posterior reativação do 3º RCC, sua ocupação nas dependências inauguradas e as atividades administrativas, de instrução e de integração com a comunidade ponta-grossense. O Ten Cel Borowski é natural de Curitiba, Especialista em História Militar pelo Instituto de Geografia e História Militar do Brasil e seu trabalho é digno de destaque, tendo encarado os dois projetos: de ser o primeiro comandante e responsável direto pela solidificação do regimento no Forte Santana e de transcrever suas impressões pessoais na obra com uma sinceridade fluente – mostrando energia e determinação próprias de seu temperamento, para cumprir as duas missões difíceis, das quais saiu vencedor com méritos indiscutíveis. No último encontro com a Reserva, realizado no FORTE SANTANA, a AORPG recebeu um exemplar autografado pelo Comandante Borowski. A obra foi encaminhada para o Diretor Cultural CÂNDIDO CESAR BORSATO e já faz parte da biblioteca da AORPG para consulta do rico e histórico conteúdo.

6 comentários:

  1. Piraju Borowski Mendes1 de janeiro de 2011 às 10:57

    Prezados amigos, agradeço a gentileza e a fidalguia com que sempre me trataram. Espero que nossa amizade continue a se fortalecer com o passar do tempo e que possamos estar juntos com frequência. Como dizemos na Cavalaria, "que nossos estribos se choquem em cavalgadas futuras, pois assim estarão selados para sempre os laços de nossa amizade". Aço!

    ResponderExcluir
  2. Servi durante 6 anos nesta amada unidade quando ainda era no Rio de Janeiro, na antiga escola do Realengo. Gostaria de saber como posso adquirir esse livro que conta a historia do lugar onde servi e aprendi a amar este pais.

    ResponderExcluir
  3. Este livro foi uma grande benção na minha vida militar eu como imtegrante deste regimento em 1987 tive muitas alegrias e formação de carate e militar tenho um grande carnho por ser um eterno poina preta sou aço puro. um grande abraço para todos compaheiros do 3º Rcc em ponta grossa

    ResponderExcluir
  4. adoraria ter o livro sd coelho 2esquadrão 3rcc em realengo na brasil.

    ResponderExcluir
  5. Cabo Moura 1991 furacão Saudades de todos cm de coronel Américo nunes

    ResponderExcluir
  6. Cabo Moura 1991 2 esquadrão furacão

    ResponderExcluir