segunda-feira, 21 de novembro de 2011

13 BIB recebe Oficiais da Reserva

Ten Cel Eickhoff posando com diretoria da AORPG


Mais de 50 Oficiais da Reserva foram recebidos, ontem (20/11), no 13 BIB pelo Cel Piraju Borowski Mendes, Chefe do Estado-Maior da 5.ª Brigada de Infantaria Blindada, pelo Comandante do 13 BIB, Ten Cel Roberth Alexandre Eickhoff, pelo Instrutor-Chefe do NPOR, Maj Hilgenberg, durante o Encontro Correia Lima.

O encontro iniciou com uma formatura, na qual o Presidente da AORPG (Associação dos Oficiais da Reserva de Ponta Grossa), Ten R/2 Orlando Frizanco, agradeceu o apoio que a Brigada e o Batalhão sempre deram à Associação. Frizanco destacou, ainda, a participação dos Oficiais R/2 durante a Segunda Guerra Mundial. Segundo o Presidente, dos 800 oficiais (tenentes e capitães) enviados à Itália, metade era R/2. "Segundo o comandante das tropas brasileiras no Teatro de Operações da Itália, não se percebeu diferença entre a atuação dos Oficiais R/2 e dos Oficiais da Ativa. Ambos cumpriram sua missão com galhardia e grande empenho e patriotismo. Dos 12 oficiais que morreram em combate, exatamente 6 eram da reserva. Isso monstra, até nos momentos difíceis, essa paridade que há entre o oficial da reserva e o oficial da ativa", destacou Frizanco.

Em seguinda, o Cel Borowski discursou exaltando a importância dos Oficiais da Reserva para resgatar valores morais cada vez mais em desuso pela sociedade. "Não fazemos nada de mais em apoiar e estimular a 'Reserva Atenta e Forte' (...) Nossa Reserva (...) assim como nossa Ativa (...) assim como qualquer cidadão que tenha passado ou não pelos quartéis têm que estar atentos e fortes para que tenhamos um país forte. Num momento em que falta tanto de brasilidade, de civismo, de valores morais, em que o respeito à família, ao professor e às instituições estão tão em desuso, nós precisamos sim estar atentos e fortes".

Dirigindo-se aos Alunos da turma de 2011 do NPOR, Borowski exortou: "Vocês, ainda jovens alunos, terão sua profissão (...) que também é uma maneira de servir à Pátria. Qualquer que seja a sua profissão (...) você pode e deve ser uma pessoa honrada, honesta, que produza para o nosso país, que torne o nosso país cada vez mais forte".

Após a formatura, os oficiais prestigiaram as exposições de viaturas, equipamentos e materiais e participaram das competições de tiro, futebol e truco, além de degustarem um delicioso almoço.

Veja outras fotos do encontro clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário