terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Cinema: Haiti revisitado

Um dos acontecimentos mais marcantes de 2010 foi a série de terremotos no Haiti, que vitimou cerca de 200 mil pessoas e destruiu praticamente toda a capital Porto Príncipe. Quase um ano depois - a catástrofe ocorreu em 12 de janeiro de 2010 - o historiador e cineasta Cleonildo Cruz viajará ao país para mostrar a realidade do país em documentário. Já está tudo certo para a partida nas primeiras semanas de janeiro. Com apoio do Ministério da Defesa e do Exército Brasileiro, a equipe de somente quatro pessoas embarca para o país caribenho, onde ficará durante uma semana nos acampamentos da missão de paz. Hoje, o diretor negocia em São Paulo apoio financeiro de uma construtora.

´Desde quando soube da situação lá, quis ir ao Haiti. Essa ideia ficou em stand-by e em setembro eu comecei a elaborar o pré-roteiro`, explica o diretor Cleonildo Cruz. Ideia na cabeça e projeto na mão, era a fase de pensar como o filme poderia ser viabilizado. ´Entrei em contato com o governo para falar da minha ideia de fazer o documentário, tomando como base a missão de paz da ONU, chefiada pelo Brasil`, esclarece. Apesar de ter opinião formada a favor da presença militar - especialmente a brasileira - para a reestruturação do país, ele garante que vai se manter imparcial, a fim de retratar os aspectos positivos e negativos encontrados. ´Não vai ser um documentário chapa branca`, defende.

Todos os trabalhos audiovisuais de Cleonildo têm ligação com sua formação em história. O primeiro curta-metragem, O replicar dos sinos (2006), abordava a história do Padre Vito Maracapillo. Pernambuco: o golpe (2007), explora a situação do estado durante o período da ditadura militar. O mais recente, Caixa de Pandora (2010), é baseado na operação de mesmo nome da Polícia Federal. (Luiza Maia)

Fonte: www.diariodepernambuco.com.br em 28/12/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário